terça-feira, 28 de abril de 2009

Noblat e a mídia digital

No dia dois de abril, o jornalista Ricardo Noblat participou de uma entrevista no Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte. O motivo: mostrar para os estudantes de comunicação como é sua rotina e como anda o jornalismo de hoje, tanto o impresso como o On-Line. Ele também falou sobre uma ferramenta bastante utilizada por jornalistas e os meios de comunicações, os blogs.

Noblat tem mais de 40 anos de profissão e possui um dos blogs mais acessados da internet. Criado em 2004 e com cerca de 50 mil acessos por dia, os internautas têm a oportunidade de ficar bem informados sobre tudo que acontece no país principalmente se o assunto for política.  “nunca trabalhei tanto, como eu trabalho.”, diz Noblat. Cerca de 10 a 12 matérias por dia são publicadas em seu blog. Segundo ele, as pessoas ficam esperando post durante todo o dia e por isso tem que publicar até de madrugada. Todas as matérias são apuradas e depois divulgadas.

Para ele, há apenas uma diferença entre os blogs e os jornais impressos, a interatividade. No blog, consegue-se ter mais contato com o internauta através de comentários e até mesmo com participação através de envio de pautas e o envio de matérias feitas pelos próprios internautas. Já nos jornais esse contato é mais demorado, segundo ele.

 Mas será que com isso os jornais impressos vão acabar?Noblat garante que não, mas para ele os jornais precisam de uma grande mudança, “os jornais impressos não vão acabar, mas a internet vai diminuir o público de leitores.”, tudo isso porque os jornais impressos têm uma linguagem chata. ”A culpa não é só dos donos dos jornais, mas também dos jornalistas”, afirma o jornalista. Noblat completa a entrevista dizendo que o jornalismo colaborativo ajuda muito e é uma ferramenta essencial nos dias de hoje para a informação, pois não dá para estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

 Fábio Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário