terça-feira, 28 de abril de 2009

O jornalista de pijama: Ricardo Noblat


Depois de mais de trinta anos de profissão um novo desafio apareceu para ele, um desafio que nunca imaginava. Começar a escrever para o mundo inteiro da sua própria casa. Nunca passaria pela sua cabeça que bastava apenas um computador e muita criatividade. Foi assim que o blog jornalístico mais acessado teve inicio e com isso, foi surgindo um, como se titula às vezes, “jornalista de pijama”.

Ricardo Noblat é jornalista e já teve passagem por vários meios de comunicação do país. Atualmente, possui um blog onde a cerca de mais de 50 mil acesos diariamente. Por dia Noblat publica mais ou menos de 10 a 12 matérias relacionadas principalmente a política, ramo que mais conviveu. No último dia 2 de abril de 2009, em uma entrevista realizada no centro universitário Newton Paiva exclusivamente para alunos de curso de comunicação. Noblat pode falar da sua relação com o publico e as diferenças entre o jornal impresso e o jornalismo On - Line.

Uma das diferenças entre os meios é a interatividade presente na mídia digital. Os comentários, sugestões e até matérias prontas são enviadas para ele, formando então um jornalismo colaborativo. Para ele, a relação entre ele e os internautas é importantíssima “tenho que ler todos os recados, e qualquer erro que é cometido no blog à culpa é minha, diferente de grandes jornais” diz Ricardo. Além disso, o que mais foi discutido é se os jornais impressos vão acabar diante dessa evolução da mídia digital. Na entrevista, Noblat disse que os jornais impressos não vão acabar, mas tem que haver uma grande reformulação, pois a linguagem utilizada é muito chata, "A culpa não é só dos donos dos jornais, mas também dos jornalistas”, afirma Noblat.

Leia mais:

O que um blog pode ensinar

O que o leitor precisa saber



Fábio Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário